Cimento Expansivo

Como usar o cimento demolidor: 

 

Se a rocha ou material a demolir esta como na (fig.1) é um dos casos mais fáceis que podem surgir, sendo o custo da demolição com Cimento Expansivo inferior a qualquer meio tradicional.

Supondo tivesse um volume de 1 m3, com 4 orifícios, a uma malha de 40 cm. e uma quantidade de 3 kg, a rocha; fragmentava-se em 10-12 pedaços.

No caso da (fig 2) para corte ao nível do solo, o procedimento repete-se ao anterior, assegurando o corte horizontal, para retirar por meio mecânico. A quantidade usada de cimento expansivo não será superior a 3Kg para 1m3. Para retirar pedra debaixo do solo a demolição deve de ser feita por etapas . Para uma maior eficácia segundo a figura 3 , a primeira fila será preenchida por orificios , com diferença após enchimento de 1hora a 30minutos.

Caso pretenda dar nível ao solo ou á rocha, o procedimento seria mais ou menos como o anterior, sendo que terá de perfurar  que perfurar na horizontal(fig.4) com uma ligeira inclinação para favorecer o seu enchimento e limitar o corte.

Assim conseguimos romper primeiro a horizontal.

Depois a primeira fila e com uma margem de tempo a segunda fila (fig.5) etc.

Na (figura 6) observamos uma pedra, das chamadas Galápago, para cortar , deverá de perdurar horizontalmente, com inclinação suficiente para facilitar o seu enchimento.

Para execução de quadro na rocha abaixo do solo, o primeiro passo será perfurar com inclinação de 45º para retirar a parte superior (fig.7) de seguida cortar, dando sempre saída a uma carga (fig.8).